Linguagem Kotlin
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Desenvolvimento Mobile usando a linguagem Kotlin
Kotlin é uma das linguagens de programação nativa para Android usada para desenvolver desktop, web e app mobile, com vastas ferramentas e IDEs fácies de utilizar.
Na linguagem Kotlin podemos usar duas variáveis, imutável representado pelo VAL e mutável pelo VAR. Toda variável declarada por VAL, obrigatoriamente tem de ser iniciada com um valor que que não pode ser modificado por isso imutável, já o VAR é usado quando o valor puder mudar.
Para escrever o código, precisamos seguir o controle de fluxo, nesse caso utilizamos os IT, WHEN, FOR e WHILE:
IF - Dependendo do valor retornado por uma expressão lógica, permite executar diferentes blocos de código
WHEN - Utilizado para comparar um valor com conjunto de opções. Também pode ser usada como expressão atribuindo falso ou verdadeiro dependendo do valor da variável
FOR - Utilizada para percorrer coleções
WHILE - É uma estruturar de repetição
Objeto e Orientação Kotlin, como o próprio nome diz, usa objetos e suas interações para projetar aplicações e programas de computador
Orientação a objetos
A orientação a objetos está relacionada com a ideia de classificar, organizar e abstrair coisas, mas para que isso aconteça precisamos seguir os 4 pilares que são: encapsulamento, herança, polimorfismo e abstração
Encapsulamento – é a capacidade de manter um objeto invisível, escondendo suas propriedades.
Herança – é o reuso do código, ou seja, de algo já existente, o que otimiza a produção da aplicação em tempo e linhas de código.
Polimorfismo – consiste na alteração do funcionamento interno de um método herdado
Abstração – é a interface. Representa um objeto de forma abstrata
No Santander Dev Week Linguagem Koltin, os instrutores Ezequiel Messore e Igor Rotondo mostraram bastante conhecimento, falaram sobre alguns comandos como Iconbutton, Color, Alinhamento dos objetos, HeardPreview... Aos 35min de aula, com a ampliação da tela pelos instrutores, a imagem ficou melhor, facilitando a visualização de alguns códigos, Column, Espaçamentos (horizontal, vertical, topo e fundo), A criação do BalanceCard onde mostra o saldo disponível mais limite, MenutItens, Mocks, Size, VerticalArrangement, HorizontalArrangement, Fun CredCard, Fun NewsPager, Fun Indicator, entre outros.
A construção parece bastante complexa porém dinâmica e o trabalho em grupo ajuda bastante pois ambos podem escrever os códigos assim tendo um melhor desempenho na criação de um projeto usando a linguagem Kotlin