Try hardando JAVA POO
- #Java
Muitas pessoas acham difícil o java, tratam como a linguagem de programação que dá mais medo no mercado, pela a sintaxe, semântica. Mas na verdade não, o java foi desenvolvido para entregar o produto com segurança e portabilidade, nos desenvolvimento de aplicativo, sistemas embarcados, como os que vocês usam no pulso, como relógio dentre outros sistemas embarcados. O java é forte no seu pilar na orientação a objetos, quase todas as linguagens de programação backend, tende a ter a orientação a objeto, desenvolvida pra relacionar objetos com o mundo real, com visão de negócios e relações.
Um pouco de história do Java: Hoje a linguagem java é terminada pela a Oracle, mas foi iniciada nas décadas de 90 pela a Sun Microsystems com o criador James Gosling, o objetivo inicial dos criadores do java era antecipar as tendências tecnológicas futuras, eles acreditavam que em um futuro próximo iria ocorrer uma convergência de pessoas usando computadores e outros componentes eletrônicos diariamente, e com isso o java se torna uma das linguagem de programação back-end mais "famosa do mercado" quando se fala em desenvolvimento de aplicações ou sistemas.
O que seria "Try hardar Java POO", o conceito desse artigo é mostrar a facilidade da POO em java, nos conceitos mais BÁSICOS, não dá pra abordar todos os conceitos da programação orientada a objetos em um único artigo.
Objetos e Classes: Como o próprio nome diz, temos os conceitos de objetos, objetos esses que são separados por pedaços, isso condiz como pequenos programas que guardam dados dentro de sí, em resumo: Variáveis, que precisam executar tarefas e trazem consigo como rotinas de instruções para o processamento de dados. As classes são denominadas para guardar o seu objeto ou variável para tal processo.
Exemplo de codigo: public class Pessoa{
String nome;
int idade;
double altura;
// Como podem observar as variáveis vem seguidas de algumas palavras reservadas, que será falada no próximo tópico
}
Palavras Reservadas Na Criação de Variáveis: Esse conceito é bem básico, mas só pra dar um adendo, existem algumas palavras reservadas para criar algumas variáveis palavras essas: String(Texto), int(Números inteiro), double/float(Números com ponto flutuante). Existem inúmeras palavras reservadas para variáveis aqui eu citei só as mais usadas para não criar confusões nas suas mentes.
Encapsulamento e Herança: Para abordar o assunto de encapsulamento, temos como referência de exemplo, um simples rádio. O que vemos em um rádio? botões não é? você não vê as fiações do rádio, como ele é feito por dentro. Isso é importante para regras de negócios, você não pode deixar um cliente modificar ações de um produto seu, você não pode deixar o cliente ver como é a aplicação por de trás dos panos, por questões de segurança. E para isso existem Modificadores de acesso que tornam as coisas mais fáceis, vamos abordar os conceitos de métodos antes de partir para herança.
Modificadores de acesso: Existem alguns modificadores acessíveis que podemos declarar para proteger a integridade do nosso programa são esses: Public, que deixa o método ou a função publica para todo o fluxograma, Private, que deixa privado apenas para o próprio método, e para isso, exige alguns métodos denominados de Get e Set. Protected, podendo ser acessado pela a classe do mesmo pacote. Existe inúmeros modificadores, esses são os mais básicos.
exemplo de código: public class Banco{
public String nome;
private int numeroDaConta;
protected String agencia;
// O protected não necessita de get e setter, por que pode ser acessado no mesmo pacote da classe.
// Para puxar e setar as informações do número da conta
public int getNumeroDaConta{
return this.numeroDaConta
}
// OBS: Pode ser o mesmo nome passado dentro do método abaixo
public void setNumeroDaConta(String numero){
this.numeroDaConta = numero;
}
}
Herança: para abordamos a herança, vamos pensar em um carro, você precisa comprar um carro, mas qual modelo você escolheria? vamos retratar isso no exemplo de código, diante mão, conheçam uma pequena palavra reservada da herança, o Extends, isso faz com o que você crie toda uma herança de classes.
exemplo de código:
// Vou criar duas classes para o entendimento da herança, até porque você necessita de duas classes.
public class FiatUno{
public String cor;
}
public class Carro extends FiatUno{
// Aqui você teria seu próprio objeto ou variável.
public String motor;
// Bom já no construtor nosso proximo assunto antes de abordar interfaces. Você teria que passar um "super"
public Carro(String motor, String cor){
super(motor, cor);
}
}
Construtor: Na criação de uma classe, você precisa criar um construtor para lhe orientar na hora da instanciação da sua main. No exemplo acima eu utilizei na classe carro, passando alguns argumentos, mas existe a possibilidade de construir um construtor vazio e também você pode criar os dois.
exemplo de código:
// Vou instanciar o objeto da classe carro como exemplo
Carro carro = new Carro() < Construtor vazio
Carro carro = new Carro(motor, cor) < Construtor com argumentos
Interfaces: Na ideia do carro, vamos pensar do que o carro precisa? ele precisa de comandos certo? então temos um carro, um carro tem que acelerar e frear, e temos um modelo de carro, uma carcaça, um fiat uno por exemplo. O carro fiat uno, tem que ter aceleração e freio certo? sem isso ele não funciona, e a interface também tem uma palavra reservada chamada Implements, vamos ver no código.
exemplo de código:
public interface carro{
void frear();
void acelerar();
}
// Obrigatoriamente você precisa instruir os métodos da interface, caso contrario o compilador gerará erros
public class FiatUno implements Carro{
public String cor;
public void acelerar(){
// Logica
}
public void frear(){
// Logica
}
}
Nesse artigo foi abordado conceitos básicos, mas que dá pra pegar uma base, "Try hardamos" o básico da java poo, tem inúmeros outros conceitos, mas esse artigo aborda só o necessário para começar. Bons estudos a todos