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Daniel Pereira
Daniel Pereira03/10/2023 09:59
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Termos de programação para iniciantes .

  • #PHP
  • #Python
  • #Java

Segue alguns termos que me ajudaram a compreender melhor em algumas conversas e explicações, tinha salvo em um bloco de notas, o mesmo encontrei via pesquisas para facilitar o meu aprendizado e compreender melhor.

  1. Algoritmo: Um conjunto de passos para realizar uma tarefa.
  2. Linguagem: Um conjunto de regras usado para criar programas que o computador pode entender.
  3. Código: Instruções para o computador, escritas em palavras ou símbolos.
  4. Código Fonte: O código de um programa que o computador usa para processar.
  5. Código de Máquina: Instruções que o computador pode executar diretamente.
  6. Código Binário: Uma linguagem de zeros e uns usada para representar informações em computadores.
  7. Bug: Um problema no código que impede o funcionamento correto.
  8. Refatoração: Melhorar a estrutura de um programa sem mudar seu comportamento.
  9. Frameworks: Conjuntos de ferramentas que facilitam a criação de aplicativos complexos.
  10. Queries: Solicitações de informações em bancos de dados.
  11. Front-End: A parte visível de um aplicativo web, executada no navegador.
  12. Back-End: A parte não visível do software, como servidores e bancos de dados.
  13. Full-stack: Combinando Front-End e Back-End.
  14. SSL (Secure Sockets Layer): Um padrão de segurança para criptografar dados entre um site e um navegador.
  15. SOLID: Princípios de programação que tornam o desenvolvimento de software mais fácil de manter e expandir.
  16. Backdoor: Uma porta criada por um software malicioso para acesso não autorizado.
  17. Backup: Copiar arquivos para guardar informações.
  18. Largura de Banda: A quantidade de dados que pode ser transmitida em uma rede.
  19. Benchmarking: Medir e comparar o desempenho de uma máquina.
  20. Big Data: Armazenar grandes volumes de dados.
  21. BIOS (Basic Input Output System): Identificar dispositivos em um computador.
  22. Bit: Um valor binário (0 ou 1).
  23. BitCoin: Uma criptomoeda virtual.
  24. Blockchain: Protocolo descentralizado para controlar transações de criptomoedas.
  25. Boot: Processo de inicialização do sistema.
  26. Botnet: Rede de computadores usada para tarefas programadas.
  27. Byte: Uma unidade de dados composta por 8 bits.
  28. Mixin: Uma classe que combina características de outras classes.
  29. Qualificação de Nomes: Referir-se a nomes através de outros nomes.
  30. BLOB (binary large object): Armazenamento de grandes quantidades de dados em formato binário.
  31. Tipado: Uma variável com um tipo pré-definido.
  32. Recursividade: Função que se chama a si mesma.
  33. Olá, mundo (Hello World): Um exemplo mínimo de código para mostrar "Olá, mundo".
  34. Shell: Uma janela para interagir com o sistema operacional via linha de comando.
  35. Console: Uma janela para trabalhar na linha de comando.
  36. Paradigma de Programação: Modelo de estrutura usado em linguagens de programação.
  37. Iteração: Repetição de um bloco de código por um número de vezes ou até que uma condição seja verdadeira.
  38. Classe: Projeto de um objeto.
  39. Instância: Uma execução de uma classe.
  40. Objeto: Uma execução de uma classe.
  41. Herança: Receber características de outra classe.
  42. Polimorfismo: Funções com o mesmo nome, mas comportamentos diferentes.
  43. Membro de Classe: Funções ou propriedades de uma classe.
  44. Propriedade: Uma característica representada por uma variável.
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Comentários (2)
Fernando Tenório
Fernando Tenório - 03/10/2023 12:55

Perfeito, muito importante para quem ainda não está acostumado com alguns termos da área, Valeu Daniel.

RA

Rafael Araujo - 03/10/2023 10:33

Ótima contribuição com esse artigo!