Pygame: Desenhando objetos na tela
- #Python
Olá, seja muito bem vindo(a), no artigo anterior instalamos a biblioteca pygame e iniciamos o nosso projeto de desenvolvimento de um jogo começando pela inicialização da nossa tela: https://programacao-descomplicada.blogspot.com/2022/11/pygame-instalando-dependencias-e.html. Agora vamos procurar entender como desenhamos objetos nesta tela.
No artigo anterior passamos uma altura e uma largura para a nossa tela, no qual, o pygame entende eles como sendo nosso eixo Y e nosso eixo X respectivamente. Uma peculiaridade, no pygame temos o nosso eixo X igual aprendemos sobre planos na época de escola, mas o eixo Y seria a parte inferior, como na imagem:
Aprendemos que esses números abaixo do eixo X são negativos quando estudamos planos cartesianos, no pygame eles são positivos, daí a inversão. Indo para o nosso código, vamos criar dois retângulos.
Inicialmente vamos escrever dentro do while: pygame.draw.rect(), onde passaremos como primeiro parâmetro o local em que vamos desenhar esse retângulo, no caso na nossa tela. O segundo parâmetro será a cor do nosso objeto, vamos passar um () com a cor em RGB, ficando da seguinte forma: (255, 0, 0), sendo a cor vermelha nesse caso.
Por fim, passamos como terceiro parâmetro, outro () onde colocamos a posição X e Y, comprimento e altura do nosso objeto, o retângulo: (200, 300, 40, 50). Daí temos o seguinte código:
pygame.draw.rect(tela, (255, 0, 0), (200, 300, 40, 50))
Simples ou muito difícil? Como exercício deixo para você tentar criar um círculo, sendo que para isso você vai usar: pygame.draw.circle(), e no lugar do comprimento e altura você irá passar um raio para ele, mas como fazer isso? Deixo um abraço e até o próximo artigo.
Artigo Original: https://programacao-descomplicada.blogspot.com/2022/11/pygame-desenhando-objetos-na-tela.html