🤔Parte 2 - POO? O que é isso? 👨🏫
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🤔Parte 2 - POO? O que é isso? 👨🏫
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🎯A programação orientada a objetos é um paradigma de programação que tem como objetivo a estruturação do código de forma simples, segura e reutilizável. Vamos conhecer os quatro pilares da Programação Orientada a Objetos ou POO.
➡️ 1 - A abstração é o ponto de partida para a criação de programas utilizando POO. Trata-se da capacidade de extrair dos personagens ou dos itens presentes no contexto, suas principais características, criando, dessa forma, objetos - falaremos em outras postagens sobre Objetos.
➡️ 2- Polimorfismo: Polimorfismo é o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura) mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada, usando para tanto uma referência a um objeto do tipo da superclasse.
➡️ 3 - Herança: A herança é um princípio próprio à Programação Orientada a Objetos (POO) que permite criar uma nova classe a partir de uma já existente. Herança, também chamada de subclasses, provém da subclasse, da classe recém-criada que contém atributos e métodos da qual deriva. A principal vantagem da herança é a capacidade para definir novos atributos e métodos para a subclasse, que se somam aos atributos e métodos herdados.
➡️ 4 - Encapsulamento: Encapsular os dados de uma aplicação significa evitar que estes sofram acessos indevidos. Para isso, é criada uma estrutura que contém métodos que podem ser utilizados por qualquer outra classe, sem causar inconsistências no desenvolvimento de um código.
🤯Gerou dúvidas ainda?🤷♂️ Calma que irei explicar cada um dos pilares em detalhes em nossas próximas postagens.
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Ricardo Wobeto - Dev Java e Embaixador NTT DATA Brasil 💙
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