Article image
Paulo Conceição
Paulo Conceição08/01/2024 21:32
Compartilhe

Os pilares da Programação Orientada a Objetos (OOP)

  • #.NET C#

Se Você começou agora na programação, é provável que tenha milhões de dúvidas, assim como todos tem no começo. E uma coisa muito importante é entender a programação orientada a objetos (OOP).

A programação orientada a objetos tem 4 pilares muito importantes, embora muitos consideram 3 pilares, eles são 4. As quais:

1º Pilar - ABSTRAÇÃO

A abstração é um pilar muito importante, e consiste em você avaliar se aquele atributo faz sentido em seu código, por exemplo, imaginem um código à qual você fez a implementação e deseja colocar atributos para uma classe AutomovelEstacionado, e você coloca atributos como:
internal int TamanhoDaRoda { get; private  set; }
internal bool TemStep{ get; set; }
internal string Chassi{ get; private set; }
Esses atributos não fazem o menor sentido, atributos assim, são desnecessários para a aplicação voltada ao estacionamento. Então sempre faça uma analise mental. "É mesmo necessário esse atributo?".

2º Pilar - ENCAPSULAMENTO

O encapsulamento é um pilar extremamente importante, você tem que controlar o nível de proteção das suas classes, então esteja sempre preocupado com a segurança e qualidade de seu código.image
Procure sempre tentar utilizar o máximo de segurança em suas classes.

3º Pilar - HERANÇA

Esse pilar é muito útil, basicamente você reutiliza suas classes, com seus métodos e atributos, podendo assim fazer códigos reutilizáveis em milhares de situações. E sua forma de aplicação é bastante simples.
imagine que você tenha uma classe: AnalistaDeSistemas; à qual você tem atributos _nome, Cpf, ID, Salario, etc. E outra classe no mesmo projeto: QualityAsurence; _nome, Cpf, ID, Salario, etc. Fica muito código repetido certo? agora imagina você não repetir esses códigos, e ter uma única classe Funcionario à qual tenha esses atributos. Seria muito menos trabalhoso.
O mais incrível que isso é simplesmente fácil. veja você mesmo.
public abstract class Funcionario
{
protected string _nome { get; set; }
protected string _cpf { get; set; }
protected int _id{ get; set; }
protected decimal _salario {get; set; }
}

//agora simplesmente teremos a classe AnalistaDeSistemas e QualityAsurence\\

internal class AnalistaDeSistemas : Funcionario
{
 
}

internal class QualityAsurence : Funcionario
{

}

//e simplesmente assim, temos duas classes chamadas filhas: Analista e Quality; à qual herdaram da classe mãe Funcionario.

4º Pilar - POLIMORFISMO

Esse pilar é muito interessante, basicamente consiste em você criar e prescrever métodos.
No C#, você pode utilizar override para sobrescrever, virtual para dizer que o método pode ser sobrescrito, e abstract para forçar um método a ser sobrescrito.
Compartilhe
Comentários (0)