Marcos Históricos na Evolução da Inteligência Artificial - Autor: Lucas Flor
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A história da inteligência artificial (1943)
De acordo com Russel e Norvig(2013), a gestação da IA se iniciou em 1943 com Waller MCulloch e Walter Pitts desenvolveram um modelo de neurônio artificial.
A tecnologia era inovadora para a época e em seu modelo utilizava-se de chaves com princípio binário, booleano ou como preferir chamar. As chaves alternavam de ligado para desligado e vice e versa. Com esse princípio ao ligar os neurônios transmitiam informações aos seus vizinhos. Algo marcante não é mesmo?
Quem é Alan Turing e o que ele quer com a IA? (1950)
Alan Mathison Turing (Londres, 23 de junho de 1912 — Wilmslow, Cheshire, 7 de junho de 1954) foi um matemático, cientista da computação, lógico, criptoanalista, filósofo e biólogo teórico britânico. Turing em meados de 1950 publicou o artigo "Computing Machinery and Intelligence" que trazia consigo os conceitos do que é a inteligência artificial e também o teste de Turing. E consigo, estabelecendo modelos matemáticos para resolução de problemas com a "Máquina de Turing".
O que é um computador? (1956)
Todos sabemos que um computador é uma máquina bem amigável e que traz consigo muitas facilidades para o nosso dia a dia. Uma dessas facilidades é a IA (Inteligência Artificial), mas nem sempre foi assim. Então, para entender o que é essa incrível máquina, precisaremos entrar em uma máquina do tempo até meados de 1956.
O termo "Inteligência Artificial" (1956)
O termo inteligência artificial ao que se sabe foi utilizado em por meados de 1956 por conta de um seminário com diversos pesquisadores de várias nacionalidades. Com ênfase na área de Ciência da Computação com evolução da tecnologia e aproximando a IA da informática. Ferranti Pegasus Computer - 1956.
Redes Neurais e o Nascimento da IA (1956)
Após as descobertas de Turing como pai da computação, surgiram outros cientistas como Marvings Minsky e Dean Edmonds, ambos pesquisadores na área de matemática e física estabeleceram em suas pesquisas conceitos relacionados a inteligência Artificial e desenvolveram o SNARC. Um computador que tinha em sua camada o conceito de redes neurais e era baseado na Máquina de Turing.
Um salto na história de 1943 até 1957 (1957)
Alguns anos mais tarde foi desenvolvido o GPS ou melhor dizendo o (General Problem Solver), "solucionado de problemas gerais". Desenvolvido por Herbert Simon, J. C. Shaw e Allen Newell. Desenvolvimento esse que inspirou mais tarde a criação do GPS que conhecemos na atualidade que resolve problemas de geometria e geolocalização do qual a sociedade com toda certeza não vive sem na atualidade. O GPS foi idealizado por Nathaniel Rochester e Herbert Gelernter.
A criação dos incríveis "perceptrons", o que são e onde vivem? (1958)
Por volta de 1958 o pesquisador Frank Rosemblatt teve contribuição significativa com o conceito relacionado a percpetrons. Mas o que são perceptrons? São de modo simples um conceito similar aos neurônios artificiais, possuindo em sua estrutura espaços para o recebimento de pesos (dados) com o intuito de aprendizagem.
Sistemas Baseados em Conhecimento - DENDRAL (1966)
Com a popularização da IA e a possível utilização na resolução de problemas da vida real, a IA continuou ganhando cada vez mais espaço. Com isso começou a ser aplicada na criação de sistemas especialistas para resolução de problemas. Uma aplicação de IA a um sistema especialista foi o programa DENDRAL, para resolução específico na área de química aplicada.
O retorno das redes neurais e a década de 80 (1989)
Perto do fim da década de 80 o conceito de redes neurais começou a ganhar mais força com a introdução dos conceitos de perceptrons e a retroprogramação trazendo novos ares a pesquisa e desenvolvimento de tecnologia. Com isso o tratamento de dados melhorou.
Kasparov vs. Deep Blue - O Confronto do Século (1996)
Na década de 90 Garry Kasparov mestre em xadrez e o computador desenvolvido pela IBM, o Deep Blue se enfrentaram em um teste de cognição. Afinal, o intuito era testar até onde a IA era capaz de se adaptar para vencer um humano em um jogo. E ao final a máquina vence o jogo com a desistência de Kasparov. A sua época o Deep Blue é capaz de examinar e avaliar até 200.000.000 jogadas por segundo. Kasparov é capaz de examinar e avaliar até 3 jogadas por segundo.
O salto final para a atualidade IA (2022)
Após passar por tantos eventos significativos sobre a IA, nos resta falar sobre os avanços que ela causa e continuará causando na atualidade, mais especificamente em 2022 e adiante.
A IA possibilita a tradução de linguagem natural, ou seja, a linguagem que nós utilizamos para nos comunicarmos. Traz consigo a possibilidade de raciocínio autônomo aproximado com a linguagem natural para o atendimento ao cliente com o ChatBot e inclusive o diagnóstico médico mais assertivo como o câncer.
Curiosidades e dicas de leitura
Kasparov Vs Deep Blue:
https://www.chess.com/pt/article/view/kasparov-vs-deep-blue-o-confronto-que-mudou-a-historia
Deep Learning Book: https://www.deeplearningbook.com.br/
Aplicações de IA na Ciência: https://www.aquare.la/aplicacoes-de-ia-na-ciencia/
Aplicações de Inteligência artificial e ciência de dados: https://editorapantanal.com.br/ebooks/2020/aplicacoes-de-inteligencia-artificial-e-ciencia-de-dados/ebook.pdf
Uma (pequena) história? A IA na Educação. | Marco Neves | TEDxOeirasED: https://www.youtube.com/watch?v=29IWfw-omp4
A história do ENIAC - TecMundo: https://www.youtube.com/watch?v=dy0wpDfnpzo
História da IA: # 06 - História da IA - YouTube