Article image
Gustavo Aragão
Gustavo Aragão06/06/2024 16:09
Compartilhe

Lógica de Programação #TheRightWay

  • #JavaScript
  • #Java
  • #React

Aqui no Brasil é difícil definir exatamente o que é Lógica de Programação pois lá fora isto não existe, se você nunca programou considere que lógica de programação é o seguinte, suponhamos que você queira descobrir a distância do ponto A ao ponto B, sabendo que um carro imaginário demorou 4 horas para completar o percurso em uma velocidade média de 80km/h.

Obviamente este é um problema imaginário e que você só encontra quando está começando a programar pois no mundo real isto não acontece, mas este problema serve apenas para te ensinar a forma de pensar como um programador que é a tal Lógica de Programação que as pessoas tanto falam, pelo menos este é o meu conceito sobre o que é Lógica de Programação, e mesmo sem ter programado na vida em linguagem matemática resolveríamos este problema seguindo esta formula que é basicamente um o nosso passo a passo:

Dados de Entrada (Coisas que eu sei):

Tempo que o Carro percorreu o trajeto do ponto A ao B: 4 Horas

Velocidade Média (constante) do Carro: 80km/h

Distância do ponto A ao ponto B é (80km/h x 4h)

Resultado: 80 x 4 é 320, então significa que a distância do ponto A ao ponto B é 320km

Agora que resolvemos nosso primeiro problema, perceba que quebramos ele em partes e fomos resolvendo uma de cada vez, no começo é difícil e a solução pra isso é treinar com vários problemas simples como este.

Em termos mais técnicos um Algoritmo segundo os dicionários temos muitos significados para Algoritmo, mas perceba que a tal lógica de programação que pode até parecer algo meio incompreensível no momento, o que realmente quero passar para Você é o Pensamento Algorítmico, habilidade fundamental para construir programas computacionais, ela tem é a forma como você pensa para resolver os problemas, e no dicionário diz o seguinte sobre o termo ainda meio longe de ser compreendido Algoritmo.

Em informática: “conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas”.

Temos muitos outros significados para o termo Algoritmo, variam desde a matemática até Gramática, mas no geral é exatamente isto *UMA SEQUÊNCIA LÓGICA QUE VAI RESOLVER O PROBLEMA*, Software é uma sequência de passos, e estes passos segundo um Cientista da Computação e um Grande Mestre programador foi definido por ele algumas propriedades do que é um Programa de Computador (Algoritmo).

Donald Knuth (1968, 1973) definiu cinco propriedades aceitas como requisitos para um Algoritmo:

  • Finitude: "Um Algoritmo sempre deve ter um Fim, ele nunca pode ser infinito".
  • Definição: "Todo passo do Algoritmo não pode ser ambíguo, ou seja, não pode ter dois sentidos, deve ser rigoroso, ou seja, tem que ser Preciso (Exato)".
  • Entrada: "Antes de começar um Algoritmo ele tem que possui um conjunto de dados para começar, não pode começar as coisas do nada".
  • Saída: "O Resultado gerado pelo Algoritmo tem que ter relação direta com os dados que foi passado para ele antes de iniciar".
  • Eficácia: "Não pode existir um Algoritmo Alienígena que não possa ser executado por um ser humano, em outras palavras um Algoritmo Jamais pode ser algo fora da nossa compreensão", se isto vier a existir seria algo Divino além da nossa compreensão, não existe mágica dentro do computador, tudo foi feito pelo Homem e por causa disso tudo pode ser entendido pelo Homem.

No geral é isto que temos ENTRADA -- PROCESSAMENTO -- SAÍDA

Para entender o que é um Algoritmo segue o código abaixo, não irei neste post falar sobre os comandos em específico, porém é um código simples e você pegará o esquema de é Programar.

Tempo_Trajeto_Carro_Em_Horas = 4
Velocidade_Media_Em_Km = 80

Distancia_PontoA_ao_PontoB = Tempo_Trajeto_Carro_Em_Horas * Velocidade_Media_Em_Km

O Código acima diz o seguinte, que estamos armazenando na memória do computador alguns dados, são eles o tempo em horas do trajeto do Carro e Velocidade Média do Carro em Km/h, depois apenas multiplicamos essas duas variáveis que é como chamamos na programação qualquer tipo de dado que vamos manipular para chegar ao nosso resultado, e no final temos a Distância do Ponto A ao Ponto B.

Espero que Você realmente tenha entendido a forma de pensar como um Programador que é algo mais sequencial e sistêmico.

Se possível me siga no LinkedIn através deste <link> .

Compartilhe
Comentários (2)
Ronaldo Schmidt
Ronaldo Schmidt - 06/06/2024 17:45

Excelente artigo meu amigo.

Em poucas palavras tudo se resume a matemática e não tem como fugir disso....

O importante para nós é que alguem ja resolveu uma grande quantidade dos problemas tanto na matemática quanto na física.

Você apenas precisa saber onde encontrar a informação e entender um mínimo para resolver o seu problema...

Obrigado por compartilhar.

Claudio Nogueira
Claudio Nogueira - 06/06/2024 16:56

Cara parece Edir Macedo