Kotlin para "leigos"
Fala Galera!!
Preparei esse conteúdo com muito carinho para ajudar vocês 🤗
Para todos que estão se aventurando no mundo do Kotlin pela primeira vez, aqui estão algumas dicas valiosas.
Pegue seu bloquinho de anotaçōes e anote essas informações para não esquecer 👽
As informações a seguir foram elaboradas com base em minha própria experiência, bem como em artigos e documentações provenientes da JetBrains e do Google. Ao final, serão fornecidas referências adicionais para aqueles que desejarem aprofundar-se no Kotlin.
Vamos iniciar do começo(literalmente) 🧨
Pacotes e Importações 📦
Um projeto em Kotlin é organizado em pacotes. Cada pacote pode conter um ou mais arquivos Kotlin, sendo os arquivos vinculados a um pacote por meio de um cabeçalho.
Por outro lado, os imports possibilitam que você especifique um nome de classe ou interface totalmente qualificado apenas uma vez no início do arquivo.
Esse recurso permite o uso posterior desses elementos em seu código.
No exemplo a seguir, o caractere de asterisco "*" (também conhecido como wildcard) foi incluído para permitir a importação de todas as classes presentes na biblioteca "math" do Kotlin.
No entanto, é importante ressaltar que não é recomendável fazer uso desse caractere de forma indiscriminada.
O ideal é realizar os imports de acordo com o que está sendo efetivamente utilizado da biblioteca.
Função main() 👨👦
A função main() representa o ponto de entrada de um programa em Kotlin.
Se você já teve experiência com C, deve se recordar da função main presente nessa linguagem.
É importante destacar que apenas uma única função main pode existir em seu código.
É nessa função que você realiza chamadas para outras funções e cria instâncias das suas classes.
Funçōes com parâmetros e retorno e funçōes sem parâmetros e sem retorno 🤔
Você já ouviu falar das famosas funções? O próprio nome já nos dá uma dica: uma função é um bloco de código que desempenha uma ação específica, destinada a resolver um determinado propósito.
A declaração de uma função se inicia com a palavra reservada "fun", seguida pelo seu nome, o qual, por convenção, deve ser escrito em camelCase (começa com letra minúscula e a próxima palavra em maiúscula). Para entender mais sobre as convenções de nomenclatura, é possível consultar a Wikipedia -> https://en.wikipedia.org/wiki/Naming_convention_(programming).
Após o nome da função, são usados colchetes, e a definição é finalizada com chaves.
As funções têm a capacidade de receber parâmetros e retornar valores, embora também possam ser desprovidas de ambos. A seguir, alguns exemplos ilustrativos:
Variáveis 🫙
As variáveis desempenham um papel fundamental ao armazenar informações que serão referenciadas e manipuladas dentro de um programa de computador.
Além disso, elas oferecem uma maneira de atribuir um nome descritivo aos dados, o que aprimora a compreensão tanto do leitor do código quanto de nós mesmos, programadores.
Podemos conceber as variáveis como contêineres que encapsulam informações.
Seu propósito principal é etiquetar e reter dados na memória. Esses dados, por sua vez, podem ser utilizados em qualquer parte do seu programa.
Em Kotlin, as variáveis podem ser categorizadas como mutáveis ou imutáveis. É natural que você esteja se indagando sobre o significado desses termos. Vou ilustrar isso na prática.
Operadores ✏️🗒️
Ao deparar-se com o termo "operadores", eu entendo que pode evocar memórias de fórmulas matemáticas complexas da época da faculdade. Mas relaxe, não vou abarrotar você com equações aqui.
Os operadores são ferramentas utilizadas para realizar ações com variáveis e valores.
Chamamos de operando o valor em questão, enquanto a operação a ser executada entre dois operandos é definida pelo operador.
No contexto do Kotlin, encontramos diversos tipos de operadores:
Operadores de operações aritméticas
Operadores de atribuição e comparação
Operadores lógicos
Tipos de dados 🎲
Vamos mergulhar em um outro conceito essencial do Kotlin: os tipos de dados. Assim como nas variáveis, os tipos de dados desempenham um papel vital na estruturação e manipulação das informações em um programa.
Os tipos de dados definem o formato e o conjunto de valores que uma variável pode armazenar. Eles desempenham um papel crucial ao determinar o tipo de operações que podem ser realizadas em uma variável, além de ajudar a evitar erros comuns, garantindo que os dados sejam usados de maneira coerente e segura.
No Kotlin, você encontrará diversos tipos de dados, cada um com uma finalidade específica. Os principais exemplos incluem:
Int: para armazenar números inteiros.
Double: para números de ponto flutuante (com casas decimais).
String: para armazenar sequências de caracteres.
Boolean: para representar valores verdadeiros ou falsos.
Entre outros tipos...
Assim como com as variáveis, entender os tipos de dados e quando usá-los adequadamente é crucial para o desenvolvimento de programas coerentes e eficientes. Agora, você pode estar se perguntando como usar esses tipos de dados na prática. Vou exemplificar para tornar tudo mais claro.
No meio desse vasto cenário, ainda há uma infinidade de ferramentas e conceitos relacionados ao Kotlin, como classes, listas, arrays, e muito mais. Se você estiver curioso para saber mais, não deixe de conferir as referências na documentação abaixo. E caso já esteja familiarizado com essa linguagem e queira contribuir com informações adicionais, sinta-se à vontade para compartilhar seus insights nos comentários.