Jogos Antigos, Qual o Seu Favorito?
- #SQL
- #Python
Tem alguém aí que gosta de vídeo games?
Alguém com aquele console de jogos eletrônicos antigão que ainda funciona?
E as memórias afetivas que os antigos jogos trazem?
😅 Confesso que Castlevania: Symphony of the Night, do PS2, ainda é um dos meus preferidos...
Apresento para vocês a Conclusão de uma Análise Exploratória de Dados realizada por mim na plataforma Kaggle, com a base de dados de consoles, jogos e suas vendas até o ano de 2016. Apesar dos dados serem antigos, é possível ver tendências de gêneros de jogos para os anos seguintes, bem como o avanço do sucesso dos novos consoles lançados nos últimos anos. Fica bastante clara a diferença do perfil dos usuários da América do Norte, Europa e Japão — principalmente este último.
Para o projeto na íntegra, acesse aqui.
Conclusão
Esse estudo trouxe a descrição dos dados do DataFrame. Após as análises iniciais foram feitas correções ao nível de tipo de dados e exclusão de duplicatas implícitas.
A padronização dos dados foi essencial para um código limpo e fácil. Algumas variáveis tiveram seus valores ausentes dropados, enquanto outras foram mantidas como estavam, como exemplo as variáveis user_score
, critic_score
e rating
.
Os dados foram refinados, e foi criado a variável all_sales
, que corresponde ao valor total das vendas dos jogos, soma das vendas entre todas as regiões analisadas.
Foram feitas as primeiras visualizações de gráficos do DataFrame na totalidade do seu intervalo temporal, 1980 a 2016. Logo foi possível ver os principais consoles que mais se destacavam nas vendas globais e regionais. A criação do gráfico que mostra a data de lançamentos dos consoles foi importante para as análises futuras.
Com o DataFrame filtrado, os gráficos ficaram com visualizações mais limpas. Foi possível revelar o Top 5 plataformas com maiores vendas globais e regionais, com a possibilidade de ver as nuances entre essas regiões. O Japão foi a região com mais diferenças entre as demais.
Foi possível analisar as avaliações dos usuários e comparar com as avaliações da crítica. Ficou claro que a correlação da avaliação da crítica é maior com as vendas da região, do que a correlação das avaliações dos usuários e as mesmas vendas.
Analisando os jogos multiplataformas chegamos a conclusão de que não há uma plataforma que detém o sucesso principal de vendas para aquele jogo. E vimos que os jogos de ação são os responsáveis pelos maiores faturamentos nas platafomas.
Foi criado os perfis de usuários das regiões analisadas, no qual jogos de ação são os preferidos, com exceção da região do Japão, que jogos de rpg são a preferência. Já quando foi analisado a classificação de conteúdo ESRB, não ficou evidente que tal classificação afetasse as vendas de um modo geral.
Por fim, testes de hipóteses confirmaram que as classificações médias dos usuários das plataformas XOne e PC eram diferentes, bem como as suas classificações médias para os gêneros Action e Sports.