Introdução à Linguagem de Programação Go
Para começar a programar em Go, é necessário instalar a linguagem em seu sistema. O processo é simples e está bem documentado no site oficial da linguagem. Primeiro, faça o download do instalador adequado ao seu sistema operacional a partir de golang.org. Após o download, siga as instruções de instalação. Verifique se a instalação foi bem-sucedida abrindo um terminal e digitando go version
, que deve retornar a versão instalada.
$ go version
go version go1.16.3 linux/amd64
Um programa em Go é composto por pacotes. O pacote principal é main
, e o ponto de entrada do programa é a função main
. Para executar um programa, salve o código em um arquivo com extensão .go
e use o comando go run
.
package main
import "fmt"
func main() {
fmt.Println("Hello, World!")
}
Salve o código acima em um arquivo chamado hello.go
e execute no terminal:
$ go run hello.go
Hello, World!
Em Go, variáveis podem ser declaradas de várias maneiras. Dentro de uma função, usamos :=
para declarar e inicializar uma variável. Fora das funções, usamos a palavra-chave var
. Funções podem ser declaradas com a palavra-chave func
e podem ter escopo local ou global.
package main
import "fmt"
var globalVar = "I am global"
func main() {
localVar := "I am local"
fmt.Println(globalVar)
fmt.Println(localVar)
}
Go suporta vários tipos de dados, incluindo tipos primitivos como int
, float64
, string
e compostos como arrays. Arrays têm tamanho fixo e todos os elementos devem ser do mesmo tipo. Para criar um array, usamos a sintaxe var arrayName [size]Type
.
package main
import "fmt"
func main() {
var numbers [3]int = [3]int{1, 2, 3}
var message string = "Hello, Go!"
fmt.Println(numbers)
fmt.Println(message)
}
Go possui estruturas de controle tradicionais, como if
, for
e switch
. O if
é usado para condições, for
para laços e switch
para múltiplas condições.[
package main
import "fmt"
func main() {
x := 10
if x > 5 {
fmt.Println("x is greater than 5")
}
for i := 0; i < 3; i++ {
fmt.Println(i)
}
switch x {
case 10:
fmt.Println("x is 10")
default:
fmt.Println("x is not 10")
}
}
Criar e escrever em arquivos é simples em Go. Usamos os pacotes os
e io/ioutil
. A função os.Create
cria ou abre um arquivo, e ioutil.WriteFile
escreve no arquivo.
package main
import (
"os"
"log"
"io/ioutil"
)
func main() {
// Cria um arquivo ou abre se já existir
file, err := os.Create("example.txt")
if err != nil {
log.Fatal(err)
}
defer file.Close()
// Dados a serem escritos no arquivo
content := []byte("Hello, file!")
// Escreve dados no arquivo
err = ioutil.WriteFile("example.txt", content, 0644)
if err != nil {
log.Fatal(err)
}
}
Go é uma linguagem poderosa e eficiente, ideal para construir software escalável. Com sua sintaxe simples e desempenho robusto, é uma ótima escolha para iniciantes e desenvolvedores experientes. Experimentar com os conceitos básicos apresentados aqui é o primeiro passo para dominar essa linguagem promissora.
package main
import "fmt"
func main() {
fmt.Println("Continue aprendendo Go e explore suas vastas capacidades!")
}