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Lilian Rodrigues
Lilian Rodrigues08/02/2025 19:22
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Fundamentos da Programação Orientada a Objetos com Java

  • #Aprendizagem Contínua
  • #Java
  • #POO

A Programação Orientada a Objetos (POO) é um dos paradigmas mais utilizados no desenvolvimento de software moderno. Java, sendo uma linguagem amplamente baseada nesse paradigma, oferece recursos robustos para a criação de sistemas modulares, reutilizáveis e organizados. Neste artigo, exploraremos os principais conceitos da POO aplicados em Java.

1. O que é POO?

A Programação Orientada a Objetos (POO) é um modelo de desenvolvimento de software baseado na criação e interação de objetos. Esses objetos representam entidades do mundo real e possuem atributos (dados) e métodos (comportamentos).

2. Principais conceitos da POO

2.1 Classes e Objetos

  • Classe: é um modelo ou estrutura que define um objeto.
  • Objeto: é uma instância de uma classe, representando uma entidade com características e comportamentos.

Exemplo em Java:

class Carro {
  String marca;
  String modelo;
  int ano;
  
  void exibirDetalhes() {
      System.out.println("Marca: " + marca + ", Modelo: " + modelo + ", Ano: " + ano);
  }
}

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
      Carro meuCarro = new Carro();
      meuCarro.marca = "Toyota";
      meuCarro.modelo = "Corolla";
      meuCarro.ano = 2023;
      meuCarro.exibirDetalhes();
  }
}

2.2 Encapsulamento

Encapsulamento é o princípio que protege os dados de um objeto contra acesso direto, permitindo a manipulação apenas por meio de métodos específicos.

Exemplo:

class ContaBancaria {
  private double saldo;
  
  public void depositar(double valor) {
      if (valor > 0) {
          saldo += valor;
      }
  }
  
  public double getSaldo() {
      return saldo;
  }
}

2.3 Herança

Herança permite que uma classe (subclasse) herde atributos e métodos de outra classe (superclasse), promovendo reuso de código.

Exemplo:

class Animal {
  void fazerSom() {
      System.out.println("Som genérico de animal");
  }
}

class Cachorro extends Animal {
  void fazerSom() {
      System.out.println("Latido");
  }
}

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
      Cachorro meuCachorro = new Cachorro();
      meuCachorro.fazerSom();
  }
}

2.4 Polimorfismo

Polimorfismo permite que objetos de classes diferentes sejam tratados de forma uniforme, melhorando a flexibilidade do código.

Exemplo:

class Forma {
  void desenhar() {
      System.out.println("Desenhando uma forma");
  }
}

class Circulo extends Forma {
  void desenhar() {
      System.out.println("Desenhando um círculo");
  }
}

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
      Forma minhaForma = new Circulo();
      minhaForma.desenhar();
  }
}

Conclusão

A Programação Orientada a Objetos é um paradigma essencial para quem deseja desenvolver aplicações escaláveis e organizadas. Java fornece recursos poderosos para aplicar conceitos como classes, objetos, encapsulamento, herança e polimorfismo. Compreender e praticar esses fundamentos é essencial para se tornar um desenvolvedor Java eficiente.

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