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Aguinaldo Borges
Aguinaldo Borges17/07/2024 16:38
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Explorando os 4 Pilares da Programação Orientada a Objetos com Java

  • #Java

No mundo do desenvolvimento de software, a Programação Orientada a Objetos (POO) é uma abordagem fundamental para a criação de sistemas robustos, escaláveis e de fácil manutenção. Recentemente, concluí um curso sobre Fundamentos da Programação Orientada a Objetos com Java pela DIO, e gostaria de compartilhar com vocês os quatro pilares essenciais da POO que todo desenvolvedor deve conhecer.

1. Encapsulamento

O encapsulamento é como proteger os dados de um objeto, permitindo que apenas métodos específicos possam acessá-los ou modificá-los. Em Java, isso é feito utilizando modificadores de acesso como private, protected e public.

Exemplo:

public class Pessoa {
  private String nome;
  private int idade;

  public String getNome() {
      return nome;
  }

  public void setNome(String nome) {
      this.nome = nome;
  }

  public int getIdade() {
      return idade;
  }

  public void setIdade(int idade) {
      if(idade > 0) {
          this.idade = idade;
      }
  }
}

O encapsulamento melhora a segurança do código e facilita a manutenção.

2. Herança

A herança permite que uma classe herde características (atributos e métodos) de outra classe. Isso promove a reutilização de código e a criação de uma hierarquia de classes.

Exemplo:

public class Animal {
  public void comer() {
      System.out.println("Animal está comendo");
  }
}

public class Cachorro extends Animal {
  public void latir() {
      System.out.println("Cachorro está latindo");
  }
}

Com a herança, podemos criar novas classes baseadas em classes existentes, economizando tempo e esforço.

3. Polimorfismo

O polimorfismo permite que uma classe ou método tenha diferentes formas. Em outras palavras, objetos de diferentes classes podem ser tratados como objetos de uma classe pai comum.

Exemplo:

public class Animal {
  public void fazerSom() {
      System.out.println("Animal faz um som");
  }
}

public class Gato extends Animal {
  public void fazerSom() {
      System.out.println("Gato mia");
  }
}

public class Cachorro extends Animal {
  public void fazerSom() {
      System.out.println("Cachorro late");
  }
}

public class Teste {
  public static void main(String[] args) {
      Animal meuAnimal = new Gato();
      meuAnimal.fazerSom(); // Saída: Gato mia

      meuAnimal = new Cachorro();
      meuAnimal.fazerSom(); // Saída: Cachorro late
  }
}

O polimorfismo torna o código mais flexível e extensível.

4. Abstração

A abstração envolve a simplificação de sistemas complexos, destacando apenas os detalhes essenciais e ocultando a complexidade desnecessária. Em Java, usamos classes e interfaces abstratas para alcançar isso.

Exemplo:

public abstract class Forma {
  abstract void desenhar();
}

public class Circulo extends Forma {
  void desenhar() {
      System.out.println("Desenhando um círculo");
  }
}

public class Teste {
  public static void main(String[] args) {
      Forma minhaForma = new Circulo();
      minhaForma.desenhar(); // Saída: Desenhando um círculo
  }
}

A abstração ajuda a focar no que um objeto faz, em vez de como ele faz.

Conclusão

Compreender e aplicar esses quatro pilares da POO em Java não só melhora a qualidade do código, mas também torna o desenvolvimento de software mais eficiente e gerenciável. Se você está em busca de um desenvolvedor dedicado e apaixonado por criar soluções de alta qualidade, vamos nos conectar!

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Comentários (1)
Sol Marques
Sol Marques - 17/07/2024 18:19

Estou estudando Java atualmente e isso sanou várias dúvidas minhas na área, Obrigado!