Article image
Pedro Heinrich
Pedro Heinrich19/02/2024 02:59
Compartilhe

Desvendando as 52 Palavras Reservadas do Java: Um Guia Abrangente

  • #Java

Java, uma das linguagens de programação mais influentes e poderosas do mundo, é amplamente reconhecida por sua robustez, portabilidade e facilidade de uso. No cerne do Java estão suas palavras reservadas - um conjunto essencial de termos que desempenham papéis cruciais na estruturação e na funcionalidade do código. Neste guia abrangente, vamos mergulhar fundo nas 52 palavras reservadas do Java, explorando suas funções, significados e aplicações.

Controle de Fluxo e Repetição 🔄

1. if: Usado para executar um bloco de código se uma condição específica for verdadeira.

2. else: Utilizado em conjunto com if para executar um bloco de código alternativo se a condição do if for falsa.

3. switch: Uma estrutura de controle que permite selecionar um entre muitos blocos de código para serem executados.

4. case: Usado em conjunto com switch para especificar diferentes condições a serem avaliadas.

5. default: Define o bloco de código a ser executado se nenhum dos casos correspondentes ao switch for verdadeiro.

6. while: Cria um loop que executa um bloco de código enquanto a condição especificada for verdadeira.

7. do: Cria um loop que executa um bloco de código pelo menos uma vez e, em seguida, repete o ciclo enquanto uma condição específica é verdadeira.

8. for: Usado para repetir um bloco de código um número específico de vezes.

9. break: Utilizado para sair de um loop ou de um switch.

10. continue: Pula a iteração atual de um loop e continua com a próxima iteração.

Definição de Classes, Métodos e Variáveis 🛠️

11. class: Define uma classe em Java.

12. public: Modificador de acesso que torna um membro acessível de qualquer lugar.

13. private: Modificador de acesso que restringe o acesso a um membro para apenas dentro da classe que o contém.

14. protected: Modificador de acesso que permite acesso somente para classes dentro do mesmo pacote ou subclasses.

15. static: Modificador que indica que um membro pertence à classe em vez de instâncias individuais.

16. final: Modificador que indica que um membro não pode ser alterado.

17. abstract: Usado para criar classes e métodos abstratos, que devem ser implementados por subclasses.

18. extends: Usado para criar uma subclasse de outra classe.

19. implements: Usado para implementar uma interface em uma classe.

20. interface: Define uma interface em Java.

21. new: Cria uma nova instância de uma classe.

22. this: Referência para o objeto atual.

23. super: Referência à classe pai.

24. void: Tipo de retorno de método que não retorna nenhum valor.

25. return: Utilizado para sair de um método, e pode retornar um valor opcional.

26. package: Usado para organizar classes em pacotes.

27. import: Usado para importar classes de outros pacotes.

Tratamento de Exceções e Erros 🚨

28. try: Define um bloco de código a ser testado quanto a erros.

29. catch: Captura exceções que podem ser lançadas no bloco try.

30. finally: Define um bloco de código a ser executado após a execução do bloco try, independentemente de ocorrer uma exceção ou não.

31. throw: Usado para lançar uma exceção manualmente.

32. throws: Declara exceções que um método pode lançar.

Manipulação de Tipos e Valores 🔄

33. boolean: Tipo de dados que representa valores booleanos (verdadeiro ou falso).

34. byte: Tipo de dados que representa números inteiros de 8 bits.

35. short: Tipo de dados que representa números inteiros de 16 bits.

36. int: Tipo de dados que representa números inteiros de 32 bits.

37. long: Tipo de dados que representa números inteiros de 64 bits.

38. float: Tipo de dados que representa números de ponto flutuante de precisão simples.

39. double: Tipo de dados que representa números de ponto flutuante de precisão dupla.

40. char: Tipo de dados que representa um único caractere Unicode.

41. null: Valor especial que indica a ausência de um valor.

42. true: Valor booleano verdadeiro.

43. false: Valor booleano falso.

Gerenciamento de Memória e Modificadores 🗄️

44. new: Usado para alocar memória para um novo objeto.

45. delete: Não existe em Java. A memória é gerenciada automaticamente pelo coletor de lixo.

46. public: Modificador de acesso que torna um membro acessível de qualquer lugar.

47. private: Modificador de acesso que restringe o acesso a um membro para apenas dentro da classe que o contém.

48. protected: Modificador de acesso que permite acesso somente para classes dentro do mesmo pacote ou subclasses.

49. static: Modificador que indica que um membro pertence à classe em vez de instâncias individuais.

50. final: Modificador que indica que um membro não pode ser alterado.

51. abstract: Modificador que indica que uma classe ou método é abstrato.

52. synchronized: Modificador que é usado para controlar o acesso concorrente a um método ou bloco de código.

Compartilhe
Comentários (1)
Ronaldo Schmidt
Ronaldo Schmidt - 19/02/2024 17:37

Realmente muito bom.

Era isso que eu estava precisando para entender mais como funciona a sintaxe java.

Obrigado. Já salvei aqui.