Desenvolvimento Mobile: Criando Projetos em Flutter mais leves e otimizados
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Na semana DevWeek na Trilha de Flutter foi implementado um aplicativo da forma tradicional como exemplo, com todos os projetos que poderemos desenvolver.
Mas dependendo do aplicativo, não iremos trabalhar em todos esses projetos de uma aplicação em flutter. 📱
1. Se quizermos desenvolver aplicativos apenas para dispositivos móveis?
Para quê as pastas web, linux, windows, macos, em sua aplicação?
R - Para deixar o código gigante, complexo e poluído. 😱
Sabia que podemos definir as plataformas que queremos usar ? 💡
Basta digitarmos o comando dentro da pasta de nosso projeto:
flutter create --project-name projeto_mobile --platforms android,ios --org br.com.nome_do_dominio ./
Veja a figura abaixo, nosso código está mais limpo. E iremos trabalhar apenas no que interessa, projetos android e ios: 💚
E se quizermos trabalhar em aplicações apenas para Android, basta digitar o mesmo comando, sem o ios:
flutter create --project-name projeto_android --platforms android --org br.com.nome_do_dominio ./
E assim se segue para as demais plataformas, web, desktop e assim por diante
2. Também é possível criar projetos em Flutter de uma forma visual, com a ajuda do VsCode. 😍
👉 É importante você instalar o plugin do Flutter no VsCode.
Depois do plugin instalado, pressione Ctrl+Shift+P ou vá em View -> Command Palette, assim como mostra a figura abaixo:
Procure por Flutter, e clique em Flutter: New Project
Você será redirecionado para escolher um template, selecione Application:
O próximo passo agora é selecionar a pasta onde você quer criar esse projeto.
Depois, se você quiser pode dá um nome ao seu projeto, MAS CUIDADO NÃO APERTE O <ENTER> por favor 🙏, pois você quer otimizá-lo e configurá-lo de forma correta.
Se você fizer isso, ele criará as pastas de todos os projetos do flutter da forma antiga. 😱
Veja ao lado direito do nome de seu projeto, um pequeno icone de configuração, com o nome de Settings, clique nele:
Você será redirecionado para as opções de configuração de seu projeto:
Vamos começar pela Organization, e definir o nosso dominio, pois isso é muito importante, se um dia quisermos publicar nossa aplicação, pois esse domínio tem que ser único na loja:
Para confirma aperte <ENTER>.
Agora vamos escolher a linguagem de nossa aplicação Java ou Kotlin, então clique em Android Language:
Depois vá para o IOS Language, e escolha entre o Swift e o Objc. Escolhi o Swift.
Vamos configurar nossas plataformas, vá em Platforms:
Escolhidas as plataformas, clique no botão OK ao lado direito, e pronto. O projeto está configurado, verifique se o nome do projeto está correto, e dê um <ENTER> para o projeto ser criado automaticamente:
Conclusão
É extremamente importante termos projetos leves, enxutos, legíveis, e por isso que é primordial nos preocuparmos como nossas aplicações serão desenvolvidas e para quais plataformas serão usadas. Trabalhar no que realmente é necessário, facilitará até a manutenção de código. Tentar configurar o projeto depois que for para a produção, será muito custoso e verboso.