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Fábio Yoshida
Fábio Yoshida26/07/2024 01:45
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Criação um jogo com godot

    Criando Jogos com Godot: Um Guia Prático

    Introdução

    Bem-vindo ao guia prático para criar jogos usando o Godot! Este eBook foi feito para ajudar iniciantes a entenderem os conceitos básicos e avançados do desenvolvimento de jogos com este poderoso motor. Vamos explorar os tópicos essenciais com exemplos de código em contextos reais.

    1. Instalando e Configurando o Godot

    Para começar a criar jogos, você precisa instalar o Godot. Acesse o site oficial do Godot, baixe a versão mais recente e siga as instruções de instalação.

    1. Acesse https://godotengine.org/
    2. Baixe a versão adequada para o seu sistema operacional.
    3. Siga as instruções de instalação.
    4. Abra o Godot e crie um novo projeto.
    

    2. Criando Seu Primeiro Projeto

    Estrutura do Projeto

    Um projeto Godot é composto por cenas, scripts e recursos. Cada cena pode conter vários nós (nodes), que são os blocos de construção do seu jogo.

    1. Abra o Godot e clique em "New Project".
    2. Dê um nome ao projeto e escolha um diretório.
    3. Clique em "Create & Edit".
    

    Adicionando Nós Básicos

    Vamos criar uma cena simples com um nó Sprite.

    extends Node2D
    
    func _ready():
      var sprite = Sprite.new()
      sprite.texture = load("res://icon.png")
      add_child(sprite)
    

    3. Movimento Básico de Personagens

    Criando um Personagem Jogável

    Para movimentar um personagem, você precisará de um nó KinematicBody2D com um script anexado.

    extends KinematicBody2D
    
    var speed = 200
    
    func _process(delta):
      var velocity = Vector2()
      if Input.is_action_pressed("ui_right"):
          velocity.x += 1
      if Input.is_action_pressed("ui_left"):
          velocity.x -= 1
      if Input.is_action_pressed("ui_down"):
          velocity.y += 1
      if Input.is_action_pressed("ui_up"):
          velocity.y -= 1
      velocity = velocity.normalized() * speed
      move_and_slide(velocity)
    

    4. Criando Interfaces de Usuário

    Adicionando um HUD

    Adicione uma interface simples para mostrar a pontuação do jogador.

    extends CanvasLayer
    
    var score = 0
    
    func _ready():
      var label = Label.new()
      label.text = "Score: %d" % score
      label.set_position(Vector2(10, 10))
      add_child(label)
    
    func update_score(points):
      score += points
      label.text = "Score: %d" % score
    

    5. Colisões e Físicas

    Detectando Colisões

    Para detectar colisões, use áreas e corpos físicos.

    extends Area2D
    
    signal body_entered(body)
    
    func _ready():
      connect("body_entered", self, "_on_body_entered")
    
    func _on_body_entered(body):
      print("Collision with", body.name)
    

    6. Adicionando Áudio

    Tocando Sons e Músicas

    Adicione efeitos sonoros e música de fundo ao seu jogo.

    extends Node2D
    
    func _ready():
      var music = AudioStreamPlayer.new()
      music.stream = load("res://background_music.ogg")
      add_child(music)
      music.play()
    

    7. Exportando Seu Jogo

    Preparando para a Exportação

    Configure seu projeto para exportação para diferentes plataformas.

    1. Vá para "Project" > "Export".
    2. Adicione uma nova predefinição (Windows, Mac, Linux, etc.).
    3. Configure os detalhes necessários (ícones, recursos).
    4. Clique em "Export Project".
    

    Com este guia, você tem os conhecimentos básicos para criar seu próprio jogo usando Godot. Continue explorando, experimentando e aprimorando suas habilidades. O Godot oferece inúmeras possibilidades para desenvolvedores de todos os níveis.

    Boa sorte na sua jornada de criação de jogos!

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    #Godot #game

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