Como Utilizar a SDK Flutter com o Editor de Código VS Code no Windows
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1‐ RESUMO
O trabalho apresenta como proposta a utilização de um editor de código, no caso o VS Code, que se comporta como uma IDE, para criar aplicativos utilizando a SDK Flutter.
2‐ INTRODUÇÃO
Praticidade na era da revolução industrial 4.0, é sinônimo de bons lucros, pois traz consigo acessibilidade e agilidade para as pessoas que utilizam os diversos serviços e produtos da atual sociedade globalizada entre tantos outros benefícios.
Tornar os menos favorecidos incluídos na era digital, é o grande desafio das Big Tech´s.
3‐ JUSTIFICATIVA
Justifica se esse trabalho com a necessidade de tornar a SDK Flutter, mais acessível às pessoas que possuem um poder computacional reduzido.
4‐ OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho é tornar a execução de projetos criados em Flutter mais rápidos e mais leves, no que diz respeito ao processamento da mesma.
5‐ PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Primeiramente faça o download das IDE's VS Code disponível em <https://code.visualstudio.com/download> e Android Studio disponível em <https://developer.android.com/studio?hl=pt&gclid=Cj0KCQiA4uCcBhDdARIsAH5jyUkYtjF4_W6VeY9uP8PmYWITXTGUEjJTjMWPwbm_jfrqSHuIAl1beI8aAlpLEALw_wcB&gclsrc=aw.ds> .
Feito isso, faça o download da SDK Flutter disponível em <https://docs.flutter.dev/get-started/install?gclid=Cj0KCQiA4uCcBhDdARIsAH5jyUm4xvUmIJH4A3h0RupNMz14_AfPc1SaKWV9MZO_MCxVXq0t0UUH45QaAqVQEALw_wcB&gclsrc=aw.ds>
ATENÇÃO, observe a arquitetura do seu processador, se é 32 bits, ou 64 bits, o Android Studio e o Flutter não vão funcionar em máquinas 32 bits.
Continuando, faça uma pasta(diretório) em C:, com o nome src. Dentro dessa pasta descompacte o arquivo .ZIP do Flutter. Agora abra o prompt de comando usando as teclas “Wink + R”. Usando os comandos do MS DOS “CD..” e “CDespaçoPASTA”, vá até a pasta bin, que está dentro da pasta Flutter descompactada.
O próximo passo é executar o comando “flutter” dentro da pasta bin. Se executar sem erro, é sinal que está tudo funcionando normalmente. O motivo disso é que dentro da pasta bin tem um executável do Flutter, porém é necessário que o mesmo seja executado de qualquer local do seu computador. Para resolver isso vá às variáveis do ambiente e adicione o caminho da pasta bin no PATH. Agora abra novamente o prompt de comando(Wink + R), e execute o comando flutter de qualquer local. Se tudo der certo, é porque está ok.
Agora abra o VS Code e instale a extensão do Flutter, depois abra o Android Studio e instale os plugins do Dart e do Flutter. Feche as IDE´s, para ficar mais leve o processamento de dados.
Abra o prompt de comando novamente(Wink + R), e execute o comando “flutter doctor –android-licenses”, se executar normalmente, é óbvio que está tudo certo, mas caso apresente algum erro abra o Android Studio e procure por SDK Manager. Em SDK TOOL´s selecione a opção “Android SDK Command Line Tools Later”, depois vá em Apply, em seguida Ok. Depois aceite os termos e condições de uso, logo após "Next'', e aguarde o fim da execução.
Novamente dentro do prompt de comando execute o comando “flutter doctor –android-licenses”, e digite Y para aceitar as licenças do Android. Agora execute o comando “Flutter Doctor -V” para ver como está a sua instalação. Faça a seguinte observação se e somente se, com relação ao Android, estiver tudo ok, é porque a instalação do Flutter foi realizada com sucesso.
Agora abra o VS Code e digite “CTRL + SHIFT + P”, e execute o comando na paleta de comandos, “doctor run flutter doctor”, e aguarde a execução.
Em seguida vamos fazer o download do emulador(Dispositivo Virtual), e criar o primeiro projeto em Flutter. De um clique duplo em "Create Flutter Project", selecione "Flutter", e especifique onde ficaram armazenados todos os projetos feitos com a SDK Flutter, depois "Next". Agora especifique o nome do projeto usando apenas caracteres simples, também especifique a localização do projeto, a descrição. Em tipo coloque "Application", logo em seguida em organização, coloque o nome do site da sua instituição ao contrário, por exemplo, se você trabalha no Google seria "www.google.com.br", então ficaria "br.com.google". Em linguagem coloque apenas Kotlin e Swift. Para finalizar nas plataformas marque apenas "Web", "Android" e "IOS".
Agora faça o download do emulador, no Android Studio procure por AVD Manager, logo depois "Create Virtual Device", selecione "Phone", a versão mais atualizada do Android, procure por um emulador da playstore, e de um clique em "Finish".
Pronto é só dar um clique duplo no seu emulador, para que ele seja executado. Abra a pasta do projeto no VS Code e faça a compilação.
6- Conclusão
O presente trabalho alcançou seu objetivo uma vez que ele provou que é possível executar a SDK Flutter em máquinas com o poder computacional reduzido, no que diz respeito a memória RAM(Memória de Acesso Randômico), e capacidade de processamento, os chamados GigaHertz(GHZ), ou seja a frequência com o que o processador, faz o processamento de dados.
Recomenda-se para trabalhos futuros o trabalho com emuladores físicos.
7- Referências Bibliográficas
https://docs.flutter.dev/