Article image
Jamielly Reis
Jamielly Reis16/02/2023 16:01
Compartilhe

Ideias para sair do básico em programação

  • #JavaScript
  • #Java

Este artigo é para aqueles que estão perdidos e buscam se aprofundar na linguagem de programação Java.

Depois de aprender o básico de qualquer linguagem todo programador iniciante busca experimentar um pouco de cada campo, e ter novas ideias para implementar seus projetos, por mais básicos e simples que sejam. Pensando nisso, acabei me perdendo e não tive mais ideias do que poderia experimentar ou exercitar o que não estava com uma devida clareza para concluir qualquer desafio.

Para sair do básico da linguagem Java, existem algumas opções que podem ajudar a aprimorar suas habilidades:

  • Pratique resolvendo problemas: Uma das melhores maneiras de aprimorar suas habilidades em qualquer linguagem, como o Java, é praticando. Além disso, tente desenvolver seus próprios projetos para aplicar o que você aprendeu.
  • Aprenda padrões de projeto: São soluções comuns para problemas de programação. Aprender padrões de projeto pode ajudá-lo a escrever código mais eficiente e limpo.
  • Estude APIs e frameworks populares: Java tem muitas APIs e frameworks populares que podem tornar seu código mais fácil de escrever e mais eficiente. Alguns exemplos incluem Spring Framework, Hibernate, JUnit e Mockito.
  • Aprenda sobre concorrência e multithreading: Aprender sobre concorrência e multithreading pode ajudá-lo a escrever código mais rápido e eficiente.
  • Participe de comunidades de programação: Existem muitas comunidades de programação on-line, como o Stack Overflow e o GitHub, onde você pode encontrar projetos de código aberto. Participar dessas comunidades pode ajudá-lo a aprender com outros programadores e melhorar suas habilidades em Java.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

🔸Extra:

Algumas ideias para exercícios de programação em Java incluem:

  • Jogo da adivinhação: Escreva um programa que gera um número aleatório e solicita ao usuário para adivinhá-lo em um número limitado de tentativas.
  • Calculadora: Escreva um programa que realiza operações básicas de matemática (adição, subtração, multiplicação, divisão) com dois números. (Um clássico para os iniciantes, então por que não evoluir e implementar fórmulas mais complexas?) .
  • Gerador de tabuada: Escreva um programa que gera a tabuada de um número fornecido pelo usuário.
  • Gerenciador de lista de tarefas: Escreva um programa que permite ao usuário adicionar, exibir, atualizar e remover itens em uma lista de tarefas.
  • Conversor de temperatura: Escreva um programa que converte temperaturas de Celsius para Fahrenheit e vice-versa.
  • Jogo de Blackjack: Escreva um programa de jogo simples de Blackjack, onde o usuário joga contra o computador.
  • "Agendador" de compromissos: Escreva um programa que permite ao usuário adicionar, exibir e remover compromissos em um calendário.
  • Gerador de senhas: Escreva um programa que gera senhas aleatórias com uma determinada quantidade de caracteres.
  • Jogo de forca: Escreva um programa que implementa o jogo de forca, onde o usuário tenta adivinhar uma palavra secreta antes de ser enforcado.

Para aprender uma linguagem de programação é preciso continuar praticando e expandindo seus conhecimentos para se tornar um(a) programador(a) mais experiente e eficiente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

👽Obrigada pela atenção e espero ter ajudado!

Compartilhe
Comentários (1)

CR

Cauane Reis - 16/02/2023 16:41

amei o conteúdo