Article image

AA

Alan Ambrozio30/05/2024 12:10
Compartilhe

Como Começar Seu Primeiro Projeto em Python?

  • #Python

image

O que é Python?

Python é como uma língua mágica que os computadores entendem. Imagine que você pode dar instruções para o computador fazer o que você quiser, como desenhar, calcular, ou até jogar. Python é uma dessas linguagens que é fácil de aprender e muito poderosa!

Se preparando!

Para começar, você precisa de um computador, do Python instalado e de um lugar para escrever seu código, chamado de editor de texto ou IDE (como o Thonny ou VS Code). E claro, um pouco de curiosidade e vontade de aprender!

imageVamos criar um projetinho simples: um jogo de adivinhar o número! Vamos usar alguns comandos básicos como:

  • print(): para mostrar mensagens na tela.
  • input(): para pegar respostas do jogador.
  • int(): converte um valor para um inteiro.
  • if e else: para tomar decisões com base nas respostas.
  • while: para repetir coisas até o jogador adivinhar o número certo.

image

  1. Abra seu editor de texto ou IDE: Pode ser o Thonny ou qualquer outro que você preferir.
  2. Crie um novo arquivo: Salve com um nome legal, tipo jogo_adivinhacao.py.
  3. Escreva o código passo a passo:
  • Comece dando boas-vindas ao jogador com print("Bem-vindo ao jogo de adivinhação!").
  • Defina o número secreto com uma variável, como numero_secreto = 7.
  • Use while para manter o jogo rodando até que o jogador adivinhe o número certo.
  • Dentro do while, peça ao jogador para adivinhar com input("Adivinhe um número entre 1 e 10: ").
  • Use if e else para verificar se ele acertou ou não e mostre a mensagem adequada.
  1. Execute o código: No Thonny, é só clicar no botão de “Run”. Pronto, agora você tem um jogo de adivinhação feito em Python!

O projeto:

  • #: No código usamos # antes da linha para deixa-la comentada.
# Mostra uma mensagem de boas-vindas para o jogador
print("Bem-vindo ao jogo de adivinhação!") 
# Define o número que o jogador deve adivinhar 
numero_secreto = 7
# Inicializa a variável resposta como None, pois ainda não temos uma resposta do jogador 
resposta = None
# Inicia um loop que continua até o jogador adivinhar o número correto
while resposta != numero_secreto: 
# Pede ao jogador para adivinhar um número entre 1 e 10 e converte a resposta para um número inteiro 
resposta = int(input("Adivinhe um número entre 1 e 10: ")) 
# Verifica se a resposta do jogador está correta
if resposta == numero_secreto: 
# Se o jogador adivinhou corretamente, mostra uma mensagem de parabéns
print("Você acertou!") 
else: 
# Se o jogador errou, pede para ele tentar novamente
print("Tente novamente!")

Divirta-se programando e criando seus próprios jogos e projetos!

Fontes:

Imagens criadas por: lexica.art

Edição das imagens: remove.bg

Conteúdo gerado por: ChatGPT com revisões humanas.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Linkedin

#primeiroprojeto #python

Compartilhe
Comentários (0)