Article image
Everson Souza
Everson Souza27/07/2024 11:33
Compartilhe

Clickpow

    Jogo ClickPow

    Site, somente para desktop:

    www.clickpow.com.br

    Desenvolvedor: Everson Silva

    Objetivo: O objetivo principal do jogo ClickPow é restaurar a habilidade de clique duplo no mouse para estudantes de informática.

    Tecnologias Utilizadas:

    • JavaScript
    • React Vite
    • HTML
    • CSS
    • Audacity
    • Photoshop
    • Illustrator
    • Imagens geradas com IA foram utilizadas no jogo, enquanto todos os códigos foram desenvolvidos linha por linha.

    Narração e enredo: Everson Silva

    Efeitos Sonoros e Trilhas Musicais:

    Desenvolvimento e Testes: O jogo foi concebido com um único objetivo e testado com mais de duzentos alunos de informática, mostrando-se eficaz. O desenvolvimento do jogo não foi continuado após alcançar seu objetivo. No entanto, caso haja interesse de investidores, o projeto pode ser reiniciado.

    Em 2023, durante minhas aulas de informática e design gráfico nos cursos Mais Visão e Grupo Smart, observei que muitos alunos, mesmo aqueles já cursando há algum tempo, não possuíam a habilidade de clique duplo no mouse. A crescente utilização de dispositivos móveis fez com que muitas pessoas perdessem o contato com computadores, e a habilidade de manuseio do mouse tornou-se rara.

    Essa situação revelou uma lacuna significativa: pessoas com diversos cursos de informática, mas sem a habilidade de usar um mouse, enfrentam dificuldades no mercado de trabalho, que exige mais do que o que está escrito no currículo. Como programador, vi nessa situação uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento.

    Utilizei as informações coletadas em meu laboratório para criar um jogo intuitivo e atrativo com o objetivo de resgatar a habilidade de clique duplo. Após dois meses de desenvolvimento, o resultado foi um jogo que, além de cumprir seu objetivo principal, auxilia no desenvolvimento de várias habilidades cognitivas relevantes para o ambiente de trabalho.

    Dinâmica do Jogo: No início do jogo, o jogador recebe coordenadas de um superior, simulando a estrutura hierárquica encontrada em ambientes de trabalho. O jogo é repleto de limitações e regras:

    • O objetivo é clicar duas vezes no foguete e não deixá-lo cair. Se clicar apenas uma vez ou de forma incorreta, o foguete explode e o jogador perde uma vida.
    • Cliques fora do foguete resultam na perda de cliques de crédito. Quando os créditos chegam a zero, o jogo termina.
    • A velocidade e a distância dos foguetes aumentam a cada fase, desenvolvendo gradualmente a habilidade do jogador.
    • O tempo é contabilizado, ensinando aos jogadores a importância de cumprir prazos.

    image

    Perda de Vida e Consequências: Ao perder uma vida, o jogador tem a oportunidade de recuperá-la, mas precisa decidir entre pegar a vida primeiro ou clicar no foguete, simulando as consequências e desafios de resolver erros no ambiente de trabalho.

    image

    Trabalho em Equipe: O jogo simula um ambiente de trabalho em equipe, onde o jogador tem uma função específica de proteger os companheiros enquanto eles atacam uma nave.

    image

    Simulação de Distrações: Elementos como tiros, narrações e neblina são utilizados para simular distrações comuns em ambientes de trabalho, treinando os jogadores a manterem o foco em suas tarefas.

    image

    Estatísticas: Ao final do jogo, perdendo ou ganhando, o jogo apresenta as estatísticas sobre seu desempenho no jogo.

    image

    ClickPow foi utilizado em todos os meus cursos de informática como um complemento inicial, recompensando os alunos com notas extras baseadas nas fases alcançadas. Essa prática foi divertida e eficaz, resultando em mais de duzentos alunos que concluíram o curso com habilidades plenas no uso de uma das ferramentas mais essenciais na informática: o mouse.

    Compartilhe
    Comentários (0)