A importância e métodos da metodologia ágil
- #C#
- #Scrum
- #QA
Hoje, as metodologias ágeis encontram-se entre as ferramentas mais utilizadas por empresas dos mais variados segmentos para promover a melhoria contínua dos processos.
A motivação inicial era suprir a necessidade apresentada pelos desenvolvedores em relação à desburocratização dos processos e à eliminação de gargalos que atrasavam a produção e deixavam os clientes insatisfeitos.
Como já foi possível compreender no conteúdo do Bootcamp, as metodologias ágeis se prestam ao desenvolvimento rápido e eficiente dos projetos de uma empresa. No entanto, este não é o único benefício encontrado nessas ferramentas.
Elas também garantem:
· entregas contínuas, com alta qualidade;
· independência e transparência na articulação dos processos, levando ao aumento da produtividade;
· mais trocas com o cliente ao longo do processo, garantindo a elevação dos níveis de satisfação por meio da personalização do produto ou serviço.
Quais são os tipos de metodologia ágil?
Scrum;
O Scrum é um dos métodos ágeis mais versáteis e complexos, que otimiza o gerenciamento dos mais diversos projetos.
Lançado em 1990, ele oferece uma dinâmica única para organizar equipes em torno de um objetivo comum, seja a criação de um software, produto ou serviço.
Antes de entender seu funcionamento, você precisa conhecer os seguintes termos:
· Product Owner (Dono do Produto): é o responsável por coordenar o time de desenvolvimento (ou time Scrum) e gerenciar o Backlog do produto
· Time de desenvolvimento: é a equipe multidisciplinar e auto-organizada envolvida no projeto
· Backlog: é o conjunto de funcionalidades do produto a ser desenvolvido, que vão mudando conforme o projeto avança
· Sprint: é a iteração do Scrum, ou seja, cada ciclo rápido de trabalho que gera uma entrega parcial em intervalos de semanas ou meses. Cada projeto contém vários Sprints sequenciais, que possuem seus próprios Sprint Backlogs (conjuntos de funcionalidades por etapa)
· Scrum Master: é o facilitador do método, responsável por garantir que todos entendam e apliquem o Scrum corretamente.
Kanban;
O Kanban é a metodologia ágil mais antiga, inspirada nos métodos dos japoneses para organizar o fluxo de trabalho nas fábricas.
Nos anos 1960, a Toyota desenvolveu o sistema Kanban, que consistia basicamente no uso de cartões de sinalização para representar o status dos produtos e ajudar a sincronizar o estoque com a produção.
Hoje, nós replicamos esse sistema nos famosos quadros com post-its, ou em plataformas como o Trello, que oferecem uma visão geral do andamento das tarefas na empresa.
A ideia é criar um método simples e visual para que todos compreendam e acompanhem as tarefas, projetos e responsabilidades da equipe.
Lean;
A metodologia lean vem do conceito de Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta), originário do Sistema Toyota de Produção.
Essa filosofia de gestão foi criada após a Segunda Guerra Mundial e tinha como objetivo reduzir os desperdícios de tempo, dinheiro e recursos na indústria.
Já em 2011, o empreendedor do Vale do Silício Eric Ries resgatou o termo para criar a startup enxuta, que segue os mesmos princípios das fábricas japonesas para “enxugar” processos.
Basicamente, o propósito é gerenciar o negócio de forma mais rápida, mais barata e melhor, alocando somente os recursos necessários para cada projeto e ciclo iterativo.
Feature Driven Development (FDD);
O Feature Driven Development, ou FDD, é um método ágil criado no final dos anos 1990, pelo estrategista de TI Jeff de Luca, em Singapura.
Foi a metodologia que introduziu a ideia de desenvolvimento a partir das funcionalidades, contendo cinco processos básicos:
1. Desenvolvimento de um modelo abrangente
2. Construção de uma lista de funcionalidades
3. Planejamento por funcionalidade
4. Detalhe por funcionalidade
5. Construção por funcionalidade.
É possível combinar o FDD com o Scrum aplicando o método de funcionalidades em cada Sprint Backlog, de modo a planejar melhor as tarefas em cada ciclo.
eXtreme Programming (XP);
O eXtreme Programming, ou XP, é uma metodologia ágil voltada à engenharia de software que se parece bastante com Scrum.
Enquanto o Scrum se foca nas práticas de gestão, o XP está mais ligado às funções técnicas.
Basicamente, o objetivo do método é levar as boas práticas de desenvolvimento de software ao extremo, a partir dos critérios:
· Testar, revisar e projetar continuamente
· Integrar o tempo todo
· Desenvolver as soluções com o máximo de simplicidade
· Realizar iterações realmente curtas.
Logo, o XP propõe ciclos curtos que reduzem as incertezas e riscos do produto, adotando a melhoria constante de códigos, testes automatizados e integração contínua.
Outra característica essencial do método é o feedback constante do cliente, que acompanha o processo do início ao fim e pode solicitar quantas mudanças desejarem.
Inclusive, é possível combinar o Scrum com o XP para chegar a uma metodologia de desenvolvimento altamente eficiente.
Dynamic Systems Development Methodology (DSDM)
O Dynamic Systems Development Methodology (DSDM), ou Metodologia de desenvolvimento de sistemas dinâmicos, é um método ágil criado em 1990 na indústria de TI.
Trata-se de um framework usado para desenvolver softwares com participação contínua do usuário, em um modelo iterativo e incremental.
Em resumo, o DSDM possui três fases:
1. Pré-projeto: fase de identificação de projetos e definição de orçamento, com controle rigoroso de recursos
2. Projeto: o projeto é iniciado com estudos de viabilidade, tanto do ponto de vista funcional como do econômico. Nas iterações, são criados protótipos incrementais para demonstrar as funcionalidade ao cliente, em ciclos de feedback, até chegar ao implemento final
3. Pós-projeto: na fase final, são realizadas as manutenções e ajustes, retomando fases anteriores, se necessário.
Feature Driven Development
O Feature Driven Development, ou FDD, é um método ágil criado no final dos anos 1990, pelo estrategista de TI Jeff de Luca, em Singapura.
Foi a metodologia que introduziu a ideia de desenvolvimento a partir das funcionalidades, contendo cinco processos básicos:
1. Desenvolvimento de um modelo abrangente
2. Construção de uma lista de funcionalidades
3. Planejamento por funcionalidade
4. Detalhe por funcionalidade
5. Construção por funcionalidade.
É possível combinar o FDD com o Scrum aplicando o método de funcionalidades em cada Sprint Backlog, de modo a planejar melhor as tarefas em cada ciclo.
Adaptive Software Development (ASD)
O Adaptive Software Development (ASD), ou Desenvolvimento de Software Adaptativo, [é um método ágil formulado especialmente para projetos mais complexos.
Assim como as outras metodologias, é baseado nos ciclos iterativos e incrementais e na presença constante do cliente durante o processo.
Para aplicar o ASD, é preciso seguir seus seis princípios:
1. Orientado a missões: cada iteração será justificada por uma missão, que pode mudar ao longo do projeto
2. Baseado em componentes: o software será desenvolvido em pequenas partes
3. Iterativo: as iterações devem evoluir até a implementação satisfatória
4. Prazos Pré-fixados: os prazos devem ser tangíveis, fixos e realistas
5. Tolerância a mudanças: as mudanças são frequentes e bem-vindas
6. Orientado a riscos: os itens de alto risco são desenvolvidos primeiro
Scaled Agile Framework (SAFe)
O Scaled Agile Framework (SAFe) é uma metodologia ágil baseada nos princípios lean, criada por Dean Leffingwell, um dos maiores especialistas em cultura ágil do mundo.
Em síntese, o método utiliza as mesmas funções do Scrum e XP, mas utiliza um diagrama conhecido como “The Big Picture”, que reúne todos os processos, fluxos e atividades da empresa.
No SAFe, os projetos são divididos em três categorias principais: portfolio (gerencial), program (estratégico) e team (operacional).
Dessa forma, as grandes corporações conseguem aplicar os métodos ágeis a partir de um framework pensado em nível organizacional, para uma implementação gradual.
Deu para entender melhor o que é a metodologia ágil?
De início, o conceito não é muito claro, mas logo você descobre que os métodos ágeis existem para simplificar e acelerar, por mais que pareçam complexos.
Créditos