Article image
João Anastácio
João Anastácio24/04/2023 20:53
Compartilhe

A arte da Programação Orientada à Gambiarra

  • #JavaScript
  • #Java

Como garantir que o inferno seja uma amostra grátis do seu trabalho!

-O que é POG?

Paradigma de desenvolvimento de software no qual se utiliza um improviso planejado temporário permanente na resolução de um problema.

A primeira POG da história foi criada pelo Paga Gregório XIII

  • Nosso calendário: 365 dias
  • Translação da Terra: 365,25
  • Problema: 6 Horas a mais por ano!

Resolução: um dia a mais a cada 4 anos! ==>>29 de Fevereiro – Dia Internacional da POG

  • <<==

imageimage

Princípios da Programação Orientada a Gambiarras:

  • Se funciona, então tá certo – Acoplado ou não, txt ou sql, mil funções ou 10, design patterns… Nada disso tem valor para o usuário, que só precisa de um software funcional. O termo “escalável” é falacioso.
  • My Way – Programador esperto, se é esperto mesmo é adepto do My Way. Se você está com dúvidas, faça do seu jeito pois se der merda é você quem vai se foder (e como).
  • Murphy ou Lei de Murphy ou Lady Murphy – Para lidar com Murphy e seu exército só com POG. Murphy é sagaz e ligeiro, tá só esperando você dar mole. Nada mais rápido do que uma gambiarrazinha pra acertar o que Murphy destrói.
  • Deixe o amanhã para amanhã – Muitos programadores atrasam projetos alegando que a demora de uma implementação para seguirem regras de design patterns ou comentários que ajudarão a outros entender melhor o código. Deixe o amanhã para o otário programador seguinte.
  • Comentários/Documentação são para amadores – Um desenvolvedor deve ser treinado para ser fluente na linguagem de programação usada sem precisar de comentários/documentação, independente da consequente ruína de sua vida social. Isso também é conhecido como sétimo sentido.
  • Eficiência primeiro – Evite escrever em várias linhas o que pode ser feito em uma.
  • Fé em Deus – A informática é levianamente definida como ciência exata, quando esta é na verdade uma ciência holística. Vários casos reais de divina Providência foram testemunhados em ambientes fiéis aos princípios ruins, assim o mal foi exorcizado, e a paz instalou-se graças a fé dos gambiarrizadores. Vale dizer que: há mais mistérios entre o teclado e o monitor do que julga a sua vã filosofia.
  • 1337 h4x0r5 dud3 lol – Quanto mais ilegível, mais respeitado o código é. Consequentemente menos alterado ele é, e mais estável o sistema fica, garantindo a empregabilidade do gambiarrizador.
  • A ocasião faz o ladrão – Em determinados momentos não conseguimos escapar dela.
  • Capacidade de Abstração – Este conceito se baseia em focar-se no problema e desconsiderar conceitos e dados deios para atingir o objetivo, ou seja, o Programador deve abstrair tudo que lhe faça perder tempo como regras de negócio desnecessárias ou tratamentos de erros.
  • Conclusão Hipotética Universal Técnica Explicativa (aka. C.H.U.T.E) – Quando nenhum dos outros conceitos se aplica, utiliza-se este até funcionar ou desistir.
  • Criatividade acima de tudo – Uma pessoa criativa não é aquela que consegue chegar a diversos lugares, mas sim, aquela que chega no mesmo lugar por diversas maneiras. Portanto, o POGer não é nada mais do que um programador criativo, que faz a mesma coisa que outros, adotando técnicas não convencionais.
  • Simplicidade acima de tudo – Se o programa funciona sem o tratamento de exceções e a verificação de campos preenchidos pelo usuário porque complicá-lo?

image

Brincadeiras a parte, boas práticas em programação são diretrizes e técnicas que ajudam os desenvolvedores a escrever código limpo, legível, sustentável e eficiente. A importância dessas práticas reside no fato de que elas ajudam a garantir que o código seja fácil de entender e manter, mesmo em projetos complexos e de longa duração. Além disso, seguir boas práticas pode ajudar a evitar erros comuns e aumentar a segurança do software. Fuja do Go Horse e Da Programacao Orientada a Gambiarras!

Compartilhe
Comentários (11)
Diogo Dantas
Diogo Dantas - 02/05/2023 16:15

Ao ver a foto do Davi Jones no artigo, na hora veio na minha cabeça "7 gambiarras na programação ou mais todos os dias".

Esse artigo seu chegou a ser matéria da extinta revista de informática "Informática Exame" e foi publicada + ou - no ano de 2008/2009 se não me engano.

Bom artigo!!

Edriene Couto
Edriene Couto - 01/05/2023 21:23

Muito bom!

FD

Felipe Debiasi - 01/05/2023 20:05

kkkkkk Excelente texto, me arrancou boas gargalhadas e pensar que tudo isso se aplica! Realmente programar é entrar no universo do desconhecido onde literalmente tudo pode acontecer desde o mais simples até o mais inesperado! Torcemos pelo mais simples porque se for complexo fica difícil de resolver! Muito bom!

Geraldo Filho
Geraldo Filho - 01/05/2023 12:31

Olha, o "quanto mais ilegível, mais respeitado o código é!" , deveria ser o lema da gambiarra! Muito bom kkkkkk!

michael oliveira
michael oliveira - 25/04/2023 21:45

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fernando Rocha
Fernando Rocha - 25/04/2023 18:32

Muito bom esse artigo hahahhahaa!

Gostei demais.

Tito Faria
Tito Faria - 25/04/2023 13:02

Muito bom esse artigo

Lennon Salina
Lennon Salina - 25/04/2023 00:16

"há mais mistérios entre o teclado e o monitor do que julga a sua vã filosofia" kkkkkkkkk top dmais

a técnica do c.h.u.t.e eu vou levar pro resto da vida ^.^ como exemplo para não ser seguido kkkkkkkkkk

BRUNO SANTOS
BRUNO SANTOS - 24/04/2023 22:18

Sensacional kkkkk. Esse merece estar no Top 10

Giancarlo Rodrigues
Giancarlo Rodrigues - 24/04/2023 22:13

kkkkkkkkkkkkkkkkk Muito bom!!