2 - DESAFIO TÉCNICO
- #Java
Conteúdos a serem abordados
Definições:
Lógica de Programação, Pensamento Computacional e Scratch
1 - Exemplo: link do meu artigo com SCRATCH para iniciantes
2 – Exemplo: código de uma Calculadora básica
O que é uma linguagem de programação?
- É uma conjunto de símbolos e códigos usados para orientar a programação de estrutura no desenvolvimento da web.
- É através de uma série de instruções que permite que um programador escreva e desenvolva os seus códigos.
SCRATCH
- É uma linguagem de programação criada pelo grupo Lifelong Kindergarten da universidade americana MIT. Scratch também é uma comunidade online.
Pensamento Computacional
- É o processo de pensamento envolvido na formulação e na expressão de soluções de um problema de tal forma que um ser humano ou computador por meios de algoritmos possam resolvê-los.
Algoritmo
Um algoritmo de busca (ex. Google PageRank) é um conjunto de operações seguidas por um mecanismo de busca para oferecer determinados resultados em detrimento de outros com base no termo ou conceito exigido pelo usuário.
No meu artigo "tutorial de Pudim de morango", mostro como fazer um Pudim no liquidificador (neste projeto tem um passo a passo, mas tenha calma, tem uns segundos para aparecer o resultado, "o Pudim de sabor morango pronto") é muito legal!!.
1 - Exemplo de um ALGORITMO passo a passo
No Scratch é possível criar animações, jogos e histórias interativas, por meios de programação em blocos, tanto online ou offline.
Para ver a interação é só clicar na bandeira verde!
acessar link: https://scratch.mit.edu/projects/721259598/
2 - Ex.: Código de uma calculadora na linguagem Java
import java.util.Scanner;
public class Calculator {
public static void execute(CalculatorImpl calculator) {
CalculatorImpl calc = new CalculatorImpl();
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
boolean continuar;
String opcaoMenu;
int validacao = 0;
do {
System.out.println("\n******* WELCOME *******");
System.out.println("----- Selecione uma das OPÇÕES abaixo -----");
System.out.println("--- 1 - SOMA ---");
System.out.println("--- 2 - SUBTRAÇÃO ---");
System.out.println("--- 3 - MULTIPLICAÇÃO ---");
System.out.println("--- 4 - DIVISÃO ---");
System.out.println("--- 5 - POTENCIAÇÃO ---");
System.out.println("Digite a opção: ");
opcaoMenu = entrada.nextLine();
do {
try {
validacao = Integer.parseInt(opcaoMenu);
if (validacao <= 0 || validacao >= 6)
opcaoMenu = digitarOpcaoValida();
}catch (Exception e) {
validacao = 0;
System.out.printf("Você digitou %s não é um valor numérico ou inteiro! %n válido", opcaoMenu);
opcaoMenu = digitarOpcaoValida();
}
}while (validacao <= 0 || validacao >= 6);
validacao = Integer.parseInt(opcaoMenu);
switch (validacao) {
case 1:
calc.realizarCalculo("Soma");
break;
case 2:
calc.realizarCalculo("Subtração");
break;
case 3:
calc.realizarCalculo("Multiplicação");
break;
case 4:
calc.realizarCalculo("Divisão");
break;
case 5:
calc.realizarCalculo("Potenciação");
break;
default:
throw new IllegalStateException("Unexpected value: " + validacao);
}
System.out.print("\nDeseja realizar um novo calculo? " + "\n(S | N): ");
opcaoMenu = entrada.next().toLowerCase();
continuar = opcaoMenu.equals("S");
} while (continuar);
entrada.close();
}
private static String digitarOpcaoValida() {
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
System.out.print("Por gentileza, digite uma opção válida: ");
return entrada.nextLine();
}
}
____________________ FIM DO CÓDIGO _______________
OBSERVAÇÕES:
Sempre escrever os códigos com letras minúsculas, têm algumas exceções.
Neste exemplo mostrei um passo a passo para fazer algumas operações matemáticas e textos com Exceptions (para fazer as validações corretas se caso não for digitado o correto ou cálculo estiver ERRADO).
Considerações finais
Conheçam a comunidade DIO.me, além de ser gratuita e de ótima qualidade, têm Cursos e Bootcamps que poderá alavancar tanto a sua carreira profissional quanto a sua vida no aprendizado na área de Tecnologia!
Link: https://dio.me/sign-up?ref=F1LSL5WNG1
Links referentes as pesquisas:
#SouDIOCampusExpert